Pular para o conteúdo principal

Clientes Potenciais - Aumente a taxa de conversão dos anúncios

Aprenda como identificar o potencial cliente da sua empresa, e aumente a taxa conversão dos anúncios em poucos dias


Aprenda como melhorar a performance dos seus anúncios em poucos minutos sem precisar contratar um profissional de marketing.


No último artigo, "As melhores dicas para fazer anúncios grátis na internet e usá-las em qualquer site de Classificados mesmo que não tenha experiência", apresentamos algumas das melhores Dicas para você escrever textos profissionais em anúncios, mesmo que não tenha experiência em Marketing. 

Conforme minha promessa, dou continuidade e explico o que é, e como identificar Quem é o seu potencial cliente, além de apresentar alguns exemplos. 

Lembre-se de deixar o seu feedback nos comentários e Compartilhar este artigo com seus amigos.

Pergunta Quem é o seu potencial cliente?
Faça esta pergunta a si mesmo(a) - Quem é o seu potencial cliente? Se ainda não sabe o que é "potencial cliente", não se preocupe! Veremos a seguir que:
Na sua forma mais simples, 0 potencial cliente é aquele(a) pessoa que expressa vontade (interesse) de comprar um produto ou contratar serviço. Ele também é conhecido como prospect.

Dessa forma, o Potencial Cliente é sempre um Prospect. Guarde isso.

Agora, eu quero convidá-lo a informar nos comentários do nosso blog, qual é a taxa de conversão dos seus anúncios. Ficarei agradecido por isto.

Bom, agora que você já sabe o que é um Potencial Cliente, vamos dar mais um passo a frente - veremos uma aplicação estratégica desta pergunta dentro dos anúncios para aprender de vez como apontar os anúncios para os prospects. Vamos lá!

Exemplo 1:
Na loja de sapatos do Mário, pessoas entram a todo instante, vêm os sapatos, experimentam, perguntam preços e depois partem. Estas pessoas são que chamamos de Clientes em Potencial ou prospects. As pessoas que compram já sabemos que são os clientes - más o que pouca gente sabe, é que estes mesmos clientes podem se tornar Prospects.

Exemplo 2:
Na loja de sapatos do Mário é vendido botas femininas com 3 pedras de diamantes. Estas botas são mais caras que o preço médio de outros sapatos vendidos na loja, quase não tem saída, más estão lá e precisam ser vendidas.  

O que fazer? O Mário sabe disso, por isso ele deve selecionar suas Clientes Potenciais, aquelas que possuem gosto por tais calçados e recursos financeiros, dentro da própria lista de clientes da empresa dele e colocá-las em contato com os produtos para fechar vendas.

Como no caso do Mário, no nosso exemplo, você precisa conhecer mais seus Clientes Potenciais e deve descobrir os motivos que os impedem de fechar uma compra. 

Lembre-se que, deixá-los ir embora sem saber os motivos da desistência, é um problema que você não pode assumir, sob o risco de perder vendas e afastar-se da geração de receitas que garantem a sustentabilidade do negócio. Investigue esses motivos, tome como uma prioridade urgente na sua empresa, e por mais isso, sempre apresente respostas sábias.

Como estamos num passo bem anterior, ainda na produção de anúncios, não cabe continuarmos nessa linha de raciocínio agora. Essa observação foi apresentada para que o leitor tenha conhecimento da importância do estudo de cada prospect.

Caso tenho alguma dúvida, você pode postar nos comentários que iremos responder.
Vou lhe dizer que deve guardar no coração:
Conduza a sua empresa de forma séria e calculada - Deixe para lá os "achismos" ou "deixa pra amanhã", assuma seu papel de gestor sério e compromissado em buscar atitudes que contribuam para uma vitalidade prolongada do negócio.

Você sabe que existe, más não sabe ainda quem é o seu Potencial Cliente, onde ele está, como dispõe-se a pagar ou em que condição. 

Como forma de escrever um potente anúncio focado em conversão, você deverá criar uma imagem do Prospect ideal enquanto escreve cada anúncio. Então, comece perguntando a ti mesmo: Quem é o seu Potencial Cliente?

Quem é o seu potencial cliente?
Sobre a ótica de anúncios performáticos, o Potencial Cliente são todas pessoas que teriam seus problemas solucionados, teriam economia de dinheiro se usassem o seu produto, que reduziriam tempo na produção ao usar o seu produto e etc.  

Enfim, qualquer pessoa que se beneficie com o uso do seu produto, em outras palavras, são as pessoas que geralmente consomem o seu produto.


Chegamos ao ponto que todos esperavam, como melhorar a performance dos seus anúncios em poucos minutos sem precisar de contratar um profissional


Pegue um folha de papel e escreva estas 7(sete) perguntas:
  1. O que é o seu produto?
  2. O que o seu produto faz?
  3. Quais são benefícios o seu produto pode levar para o consumidor?
  4. Qual é o preço do produto, forma de parcelamento, desconto e prazo de entrega se houver?
  5. Quais são as características físicas principais do produto, como tamanho, cor, peso, durabilidade, novo/usado, no caso de ser um produto regulado, qual é o órgão que concedeu licença de uso?
  6. E finalmente, quais são as pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço que vai anunciar?
  7. Qual será a chamada de ação usada neste anúncio?

Neste caso, as pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço anunciado são os seus potenciais clientes. Como você conhece bem o seu próprio produto, acredito que não terá dificuldades para responder as perguntas mais técnicas. 
Em relação às questões 6 e 7 eu vou dar uma força. 

Vamos começar com questão 6: Quais são as pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço que vai anunciar? Bom, estas pessoas são o seu público alvo, potenciais clientes, prospects, personas e leads. 

Em outras palavras, você deve definir quais são as pessoas de um universo de consumidores que vão usar os seus produtos. Tome como exemplo, o caso de fotógrafos autônomos - Quem são os potenciais clientes dele? 

- Podem ser os universitários que estão se graduando, pessoas que estão se casando, pessoas que vão festejar o aniversário de 15 anos, donos de espaços de eventos, pessoas comuns que irão festejar aniversário de criança, festas infantis, empresários abrindo eventos comerciais e etc.. 

Quanto mais a pessoa conhecer sobre o seu negócio, mais fácil fica para ela listar os potenciais clientes.

Como fazer anúncios para as pessoas certas?


Conforme vimos no artigo "Como fazer anúncios para as pessoas certas?", as melhores oportunidades de encontrar o cliente ideal estão no meio e final do funil. Nestas etapas, geralmente encontramos pessoas que já sabem que tem um problema e estão procurando uma solução e outras, apenas estão escolhendo uma empresa, produto ou serviço. 

Se você ainda não sabe o que é um funil de vendas, não se preocupe no momento, porque trataremos deste assunto em breve. Para quem já sabe, receba meus parabéns. Sabemos como esse funil de vendas pode ajudar as empresas a fecharem mais vendas.

Agora vamos responder a questão 7(sete): Qual será a chamada de ação usada neste anúncio? A boa notícia é que essa resposta é muito fácil! Se você é um prestador de serviços, um bombeiro hidráulico por exemplo, é super importante que informe um telefone fixo e outro móvel para contato. Quando estiver finalizando o seu anúncio, neste caso, é imprescindível que escreva uma frase com os telefones de contato.
Exemplo 1:
chamada de ação para Chamadas Telefônicas
    • Ligar para (xx)1234-5678 ou (xx) 91234-5678;
    • Para contratar os serviços ou agendar uma visita, favor Ligar para (xx)1234-5678 ou (xx) 91234-5678;
    • Faça o seu orçamento hoje, agende uma visita através dos telefones (xx)1234-5678 ou (xx) 91234-5678;
    • Resolvemos rápido o seu problema, ligue agora para (xx)1234-5678 ou (xx) 91234-5678;
    • Não perca mais tempo, agende uma visita através dos telefones (xx)1234-5678 ou (xx) 91234-5678.
      Existem muitas variáveis que o anunciante pode usar numa chamada de ação para Chamadas Telefônicas, é só usar um pouquinho a criatividade.
      Exemplo 2:
      chamada de ação para Links
        • Para saber mais detalhes, acesse nossa página www.seusite.com.br;
        • Agende o melhor horário para visita no nosso site, visite www.seusite.com.br;
        • Conheça nossos serviços: www.seusite.com.br;
        • Quem somos (texto linkado);
        • Visite nossa página em www.seusite.com.br e conheça o que as pessoas falam dos nossos serviços;
        • Eu quero agendar horário (texto linkado);
        • Curta nossa fã page e ganhe desconto (texto linkado);
        • Visitar site (texto linkado).
          Os exemplos acima podem ser usados no caso de um bombeiro hidráulico que possui um site. Existem muitas variáveis que o anunciante pode usar numa chamada de ação para Links, é só usar um pouquinho a criatividade que dá certo.

            Percebeu como podemos deixar os anúncios mais profissionais? Más para não desviarmos da nossa finalidade agora, não entraremos em detalhes, a título de aprendizagem, eu quis apresentar para você a existência de outros elementos, os tipos de chamadas para ação - Veremos todas elas assim que postarmos os seguintes artigos:
            2). Que tipo de produto ou serviço pode interessar seu potencial cliente? 
            3). Quais os meios de comunicação usados pelos seus clientes e não-clientes?  
            4). Quais os principais problemas/desafios do seu potencial cliente? 
            5). Como sua empresa pode ajudar o seu potencial cliente?
            O assunto é empolgante, más devemos retornar para "Quem é o seu potencial cliente". Conforme prometi, vou dar alguns exemplos para você aprender na prática a aplicar essas dicas no seu anúncio.
             Se tiver qualquer dúvida, não deixe de postá-la nos comentários.
            Exemplo anúncio 1:
            Balança Eletrônica Digital para Comércio (título)
            Equipamento regulamentado, com selo de verificação inicial e lacre IPEM . Garantia de 12 Meses. (diferencial)
            Se você tem um Restaurante, Bomboniere, Sorveteria,(potencial cliente) confira mais detalhes em ... (chamada para ação)

             analisando...
              1. O Título deixa claro o que é o produto e sua aplicação.
              2. No Diferencial, informamos o diferencial do produto que o faz competitivo.
              3. Em Potencial Cliente, definimos as pessoas que devem se sensibilizar com o anúncio, como Restaurantes, Bombonieres, Sorveterias;
              4. Na Chamada para ação, definimos o que a pessoa deve fazer quando terminar de ler o anúncio.
              No momento, preocupe-se apenas em determinar o seu Potencial Cliente no anúncio. Todas as outras técnicas serão vistas em breve. 
                Exemplo anúncio 2:
                Sapatos e Sandálias Femininas para festas (título) (potencial cliente)

                Temos grande variedade de sapatos e sandálias femininas das melhores marcas e estilos que estão agradando as mulheres. (diferencial)
                 

                Em todo o mês de maio, como forma de presentear as mães, oferecemos mais 15% de desconto nas compras acima de R$50,00. (promoção)
                 

                Você ainda pode parcelar as suas compras em até 12x sem juros nos principais cartões . Temos também o melhor pós-venda da região . Além disso, aceitamos a troca caso não goste da numeração do sapato ou sandália. (encantamento)

                O estoque é limitado, portanto, não deixe para depois e garanta já o seu calçado! (gatilho mental da urgência e escassez)

                Estamos situados na Rua X, nº 1, Bairro Z - Montes/MG. (localização)

                Abertos das 8:00h ás 18:h de segunda a sábado. (hora funcionamento)

                Para maiores informações, ligar para (00) 1234-5678 no horário comercial. (chamadas telefônicas)

                 analisando...

                  1. O Título deixa claro que tipo de produto as pessoas irão ver no anúncio.
                  2. No Diferencial, o anunciante dá 3 motivos para as pessoas comprarem em sua loja - a primeira é a grande variedade de sapatos e sandálias femininas, a segunda diz que o potencial cliente pode encontrar as melhores marcas, a terceira diz que possui modelos que estão na moda e estilos que estão agradando as mulheres .
                  3. Potencial Cliente - Não aparece, más subtende-se através do título, que o anúncio é para mulheres que procuram sapatos ou sandálias femininas para festas; 
                  4. Pessoas gostam de Promoção. O anunciante sabe disto e inclui um desconto de 15% e regras no anúncio;
                  5. O anunciante usa outro Diferencial para persuadir o potencial cliente através de Encantamento. Os diferenciais em relação à concorrência são o parcelamento em até 12x sem juros nos principais cartões . Informa que tem o melhor pós-venda da região . E troca os sapatos caso não goste da numeração;
                  6. Usando um gatilho mental ou técnica de persuasão, o anunciante invoca uma necessidade de compra imediata sob risco de perder a promoção devido à limitação de unidades para vendas.
                  7. Na Chamada para ação definimos que o potencial cliente deve ligar para (00) 1234-5678 no horário comercial.
                  No momento, preocupe-se apenas em determinar o seu Potencial Cliente no anúncio. Todas as outras técnicas serão vistas em breve.
                    Exemplo anúncio 3:
                    Serviços mecânicos especializados em veículos automotores (título) (potencial cliente)

                    Prestamos serviços especializados em veículos nacionais e importados de todas as marcas. Possuímos os melhores dispositivos e ferramentas avançadas para executar qualquer serviço sem danificar o seu veículo. (diferencial)

                    Fazendo a revisão do seu veículo conosco você ganha um alinhamento e balanceamento. (promoção)

                    Os serviços são executados por profissionais com mais de 10 anos de experiência o que garante qualidade, segurança nos diagnósticos e rapidez na execução dos serviços. Além disso possuímos serviço leva e traz. (encantamento)

                    Faça uma revisão e garanta a segurança da sua família na estrada! (gatilho mental da necessidade)

                    Estamos situados na Rua 100, nº 10, Bairro nn - Montes/MG. (localização)

                    Abertos das 8:00h ás 18:h de segunda a sábado. (hora funcionamento)

                    Para maiores informações e agendamento, favor ligar para (00) 1234-5678 no horário comercial. (chamadas telefônicas)

                    analisando...
                    1. O Título deixa claro que tipo de produto as pessoas irão ver no anúncio.
                    2. No Diferencial, o anunciante dá 2 motivos para as pessoas fazerem uma revisão em sua loja - a primeira é a especialização em veículos nacionais e importados de todas as marcas, a segunda, diz que a empresa possui os melhores dispositivos e ferramentas avançadas para executar qualquer serviço sem danificar o seu veículo.
                    3. Potencial Cliente - Não aparece, más subtende-se através do título, que o anúncio é para proprietários e condutores de veículos nacionais e importados de todas as marcas;
                    4. Pessoas gostam de Promoção. O anunciante sabe disto e vai dar para o potencial cliente um alinhamento e balanceamento se revisar o carro na sua empresa;
                    5. O anunciante usa outro Diferencial para persuadir o potencial cliente através de Encantamento. Os diferenciais em relação à concorrência são a experiência dos profissionais e a disponibilidade do serviço de levar e buscar o cliente em casa ou serviço;
                    6. Usando um gatilho mental da necessidade, o anunciante invoca uma necessidade de manter a segurança da família nas estradas;
                    7. Na Chamada para ação definimos que o potencial cliente deve ligar para (00) 1234-5678 no horário comercial para tirar dúvidas e agendar um serviço.
                    No momento, preocupe-se apenas em determinar o seu Potencial Cliente no anúncio. Todas as outras técnicas serão vistas em breve.

                    Agora que já sabe responder Quem é o seu potencial cliente, você pode por em prática o que aprendeu. Vamos lá, siga essa dicas e escreva o seu anúncio para as pessoas certas. Se tiver alguma dúvida pode deixar a sua pergunta nos comentários que irei responder com todo prazer.

                    No próximo artigo, falaremos sobre perguntas que deve fazer para você mesmo, da forma e como usá-las no seu anúncio profissional. Apresentaremos também alguns exemplos de como usar a seguinte pergunta:
                    Que tipo de produto ou serviço pode interessar seu potencial cliente? Nos vemos lá!
                    Se tiver mais dúvidas pode postar todas elas no comentário que vou responder.  

                    Espero que este artigo seja realmente muito útil para você. 
                    Então, eu peço que divulgue este artigo entre seus amigos agora mesmo curtindo ou compartilhando, e não se esqueça também de dizer se gostou aí nos comentários.


                    Ajude a divulgar nossos artigos - recomende e compartilhe.

                    Você quer ser avisado em primeira mão quando novos artigos forem publicados? Assine nosso Blog  -  É grátis! 


                    Abraços e até o próximo artigo.

                    Comentários

                    1. VMDR ESQUADRIA DE ALUMINIO CONSERTOS REFORMAS EM GERAL.
                      ESTAR COM VOCES.OK

                      ResponderExcluir

                    Postar um comentário

                    Postagens mais visitadas deste blog

                    Os 10 melhores sites de classificados grátis da internet

                    Os Top 10 melhores classificados de anúncios grátis   Com a popularização da internet e acesso facilitado através de vários tipos de dispositivos, o universo online ficou muito atrativo. Isso permitiu que o mercado de negócios crescesse, e junto com ele, os sites de classificados grátis que veiculam milhões de ofertas todos os dias. Existem milhões de sites de classificados grátis disponíveis na internet, mas, neste artigo escolhemos os TOP 10 melhores. O critério de seleção usa do para escolher os 10 melhores sites de classificados foi a popularidade e os diferenciais relevantes para o público. [ Lista ] 1). Mercado Livre / Comércio eletrônico e Leilões - o maior da América Latina. Visitar 2). OLX / Site de classificados - maior do Brasil e agregou recentemente o site de classificados Bom Negócio. Visitar 3). Zip Anúncios / Site de classificados - ótima plataforma e excelente navegação. Visitar 4). Que Barato / Site de Classificados - excelente navegação e ofe

                    Como fazer anúncios grátis inteligentes?

                    Como vender mais apenas fazendo anúncios mais perform áticos ou intelig entes Quando falamos em comércio online e atitudes dos internautas, devemos considerar os significados dos altos índices de acessos(visitas) e saídas(abandonos) compilados aos sites.   Você já pensou o que influencia o visitante a permanecer em alguma página do seu site por mais tempo?   Certamente, a melhor resposta vai além da visão de um site com design bonito, cheio de imagens e botões. Falamos de conteúdo com qualidade.  É neste contexto que abordamos a necessidade de uma nova visão para os anúncios inteligentes. O acesso à internet cresceu muito nestes últimos três anos principalmente através de dispositivos móveis, segundo pesquisa da Tic Domicílios .  Isso significa dizer, que mais pessoas tem acesso a internet por muito mais tempo onde estiver. "Fique conosco e prossiga lendo até o fim. Lembre-se de dar o seu curtir e compartilhar com aquelas pessoas que você acha que d

                    Como fazer anúncios para as pessoas certas?

                    Seguindo os passos dos empreendedores que venceram A maioria das pessoas cometem alguns erros quando publicam seus anúncios - elas não pensam nas outras p essoas que verão aquela informação . S e a mensagem não for clara o s uficiente , o leitor não ficará sensibilizado e não vai comprar . Pensando ne sse erro , resolvemos mostrar para o empreendedor alguns pontos importantes para se fazer anúncios para as pessoas certas. Lendo e assistindo incontáveis anúncios de várias áreas na Internet,  deparei com uma informação chocante: Que muitos anunciantes estão somente gastando dinheiro com anúncios, pag ando ou não, e acabam se distanciando de um público maior. Uma das coisas que nenhum empresário quer perder, são seus clientes, porque por consequência sem eles , vão perder demanda e seus produtos ficarão encalhados nas prateleiras de suas lojas.   Como exemplo, você não precisa fazer um anúncio de R$10.000,00 pra vender um bolo, mas é importante que faça as pessoas saberem que

                    Como organizar as dívidas domésticas?

                    Devo, não nego - Pago quando puder. Não paga porque não pode e hoje vamos tentar mudar isso. M uitas famílias estão  perdendo o rumo das suas finanças domésticas e empilhando dívidas uma sobre outr a . Como Pagar e Q uando? É o que veremos agora neste artigo. Fique  até o final para aprender direitinho, e se tiver dúvidas não es q ueça de postar no s comentários para respondermos.   Sab ia que uma b oa parte das s uas dívidas surgiu qu ando comprou coisas que n unca p recisou ? ... e assim acontece com muita gen te . C onvido você a fazer um exercício prático em família no  final . A cabe com as incertezas O gasto erra do do orçamento domésti co trás sérias consequências que   atrapalham a recondução da família ao equilíbrio financeiro e  aumentam as dúvidas e incertezas d o seu fut uro . En tão, se você não sa be gastar se u dinheiro com consciência , p rovavelmente está p roduzindo mais incertezas e di fic ilmente vai conseguir pagar suas dívidas

                    Lições que você pode aprender com a crise

                    Aprendendo com a crise Essa crise está fazendo um verdadeiro fuzuê no Brasil.  O brasileiro está se virando como pode para pagar as contas, e tem muita gente, muita mesmo, que nem isso está conseguindo!  O que está acontecendo? Venha comigo , e continue lendo para apren der um pouquinho.   Como aprender?   Você vai conhecer algumas lições que se pode aprender agora, más , antes reflita um pouquinho : Como as coisas estavam pra você a 18 meses atrás? Bom, se analisarmos a economia neste período, você e eu, diríamos que indo bem, provavelmente.  Más, se eu te pergunta r o resu ltado: . Quanto você poupou até hoje? . Quantas coisas comprou sem precisar? . Quantas vezes esteve onde não deveria? . Do que se arrepende? Leitura recomendada: Por que estamos em crise? Estas perguntas podem deixar muita gente desconcertada, más, a verdade, é que a maioria das pessoas não têm o hábito de poupar e até gastam mais do que devem .  Além

                    Dicas para conquistar novos clientes

                    Use a internet para atrair mais clientes para seu negócio com um custo quase zero Neste artigo você vai conhecer outro papel da internet na alavancagem das vendas de qualquer negócio. Um d a s maiores dores empreendedores de negócios online e offline é a falta de clientes.  As empresas que possuem recu rsos usam os grandes players de divulgação do mercado como o Google AdWords ou Facebook Ads para atrair clientes, algumas só anunciam em site de classificados porque não tem tanto recur so assim ,  outras, nem mesmo sabem o que mais fazer para atrair pessoas. Se você se vê em uma das condições relacionadas logo acima, recomendo que continue lendo este artigo até o fim e deixe seu feedback nos comentários para comentarmos.  Lembre-se que, cada palavra que você escrever, vai ajudar a publicarmos artigos ainda melhores para mais pessoas que estão buscando soluções semelhantes. E se você me perguntasse... Eu p osso usar só um canal para atrair prospects? A minha