O que impulsiona a crise?
Não sabemos aonde isso vai dá e tão pouco o que fazer.
Certo dia, num restaurante, encontrei um colega do tempo da faculdade que não o via a algum tempo. Hoje, ele é um administrador conceituado de uma rede de farmácias próxima à cidade de Montes Claros, minha cidade, e o convidei para sentar-se à mesa comigo de imediato. E ali sentados, conversamos sobre muitas coisas e chegamos na questão chamada "crise".
Tivemos uma conversa brilhante. Descobri que minhas ideias sobre essa crise, poderiam estar certas, porque, afinal, ele era uma pessoa simplesmente brilhante, uma das maiores mentes que conheço, enfim, tínhamos a mesma posição sobre a crise.
Desse encontro de amigos, quero deixar pra você um pouco sobre o que conversamos. Você pode concordar ou discordar, más, o que não deve fazer, é ignorar e deixar de ler até o final.
Crise quem faz são as pessoas
Crise quem faz são as pessoas
Quem faz a crise são as pessoas. Quando pessoas e empresas não administram corretamente o seu dinheiro, o que acontece? Cedo ou tarde, as coisas mudam para pior.
Bom, eu confesso que vejo todos os dias pessoas comprando coisas sem ter necessidade alguma, sequer um lugar para guardar, e tampouco o dinheiro para pagar.
Além disso, já vi muita lojista por aí não dar o atendimento merecido aos seus clientes. Acho que você já viu isso também.
"E você, já percebeu, se agora e nessa crise, o atendimento melhorou? Que tal comentar um pouquinho!" Por outro lado, temos que parar de ser pessimistas!!! Onde está o otimismo? "Olá, há alguém aí para acreditar que o momento de mudanças?"
No começo deste artigo eu fiz uma pergunta: - O que está alimentando essa crise financeira? Bom, na verdade não é o quê, más quem.
É bem simples! Os empresários, empreendedores, fornecedores de produtos e serviços, pessoas como você e eu, estamos colaborando com tudo isto ao sermos pessimistas quando deveríamos fazer outra coisa. A dificuldade para conseguir fazer dinheiro, é fortalecida na inobservância e incapacidade de se remodelar ao novo mercado.
Todos estamos categorizando essa crise como um Custo, igual aqueles custos fixos e variáveis que as empresas tem. A Crise não é custo que você pode colocar no seu Fluxo de Caixa ou nas Demonstrações do Resultado (DRE).
Más, os empresários estão incorporando isso nos seus cálculos de uma forma que eleva os preços dos produtos ou serviços, quando deveriam, na verdade, estar investindo na sua equipe. Não sei dizer que fator ou que método usam para calcular isso, más, sei dizer que além de elevar os preços, esse "custo extra", faz também reduzir os investimentos.
Lamentavelmente, eu não estou vendo pessoas fazendo cursos de vendas, atendimento ou de aperfeiçoamento para vender melhor, para atender melhor, para produzir melhor.
Também, não vejo famílias usando planilhas domésticas para controlarem os seus gastos. Isso tem que mudar!
Leitura recomendada: Você sabe porque deve usar o Fluxo de Caixa na sua empresa?
"A crise só existe se permitirmos"
O pessimismo que ronda os empresários é tão grande que os obrigam a incorporar um custo de valor (?) nas suas contas, que culmina com o repasse da alta de preços ao consumidor final. Não estou dizendo que os empresários são culpados da crise, na verdade, de nada.
De longe quero que pensem dessa forma. Estou dizendo que suas incertezas sobre o futuro é tão grande, que os fazem parar e pensar que a crise é um custo e não um aprendizado.
A coisa vem se espalhando, também com razão, é como se fosse uma bola de neve. Um acredita, a bola rola e pega outro, outro, mais outro e assim por diante.
Acredito que se todos forem mais otimistas, certamente a crise, da forma como a conhecemos hoje, não existiria.
" Para você, os empresários estão repassando os seus temores em forma de custos para os preços dos serviços e produtos? Diga o que pensa para nós! "
Leitura recomendada: Estou apertado, o que faço agora?
"É o momento de repensar nos projetos e futuro"
"É o momento de repensar nos projetos e futuro"
Por que estamos em crise? Estamos apenas vivenciando um momento difícil e que pode abrir caminho para novas oportunidades de vendas e consumo.
Poderíamos, talvez, reaprender a vender, reaprender a conquistar o cliente, reaprender a prestar um melhor serviço ou reaprender a comprar melhor. Poderíamos aprender a organizar melhor as finanças das nossa empresa e da casa, poderíamos aprender a analisar os números dos nossos fluxos de caixa, poderíamos aprender a analisar melhor o meu concorrente, poderíamos aprender a parar de vender somente produtos e começar a vender soluções para o cliente.
Deveríamos parar de fazer igual e começar a fazer diferente!
Poderíamos, talvez, reaprender a vender, reaprender a conquistar o cliente, reaprender a prestar um melhor serviço ou reaprender a comprar melhor. Poderíamos aprender a organizar melhor as finanças das nossa empresa e da casa, poderíamos aprender a analisar os números dos nossos fluxos de caixa, poderíamos aprender a analisar melhor o meu concorrente, poderíamos aprender a parar de vender somente produtos e começar a vender soluções para o cliente.
Deveríamos parar de fazer igual e começar a fazer diferente!
Leitura recomendada: Como fidelizar meu cliente.
Conclusão
Por que estamos em crise? Prefiro dizer que estamos em crise devido a um fator mais comportamental das pessoas em relação às mudanças no mercado e intolerância ao governo atual, que no geral, atrapalha os negócios e a economia.
Conforme nos argumentos, eu acredito que a saída dessa crise está no bom senso e otimismo das pessoas. Temos que entender, que as crises ensinam, e depois delas, ficamos mais fortes.
Além disso, oportunidade igual é dada para as pessoas que se destacam nela. Estas pessoas são aqueles(as) que saem na frente e descobrem novas soluções para abastecer um mercado carente.
Veja também: Lições que você pode aprender com a crise.
Se tiver mais dúvidas pode postar todas elas no comentário que vou responder.
Espero que este artigo seja realmente muito útil para você.
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